Turistar na CV: Um Niemeyer na Casa Verde

A Zona Norte de São Paulo é uma região privilegiada, mas não por isso que vocês estão imaginado. É privilegiada por ter duas obras do Oscar Niemeyer, o maior arquiteto brasileiro responsável pela arquitetura de Brasília, reconhecido mundialmente e que tem obras monumentais espalhadas em diversos continentes. Uma das obras na região é o Sambódromo do Anhembi, inaugurado em 1991.

A outra, inaugurada no ano anterior, fica escondidinha na Casa Verde, no começo da Ida Kolb, 551. Trata-se do edifício que abrigou a sede paulista da extinta TV Manchete. O prédio foi inaugurado em 24 de janeiro de 1990, véspera do aniversário de São Paulo. Os três blocos que formam o conjunto ocupam uma área de 11 mil m² e foram pensados para abrigar a filial paulista da TV Manchete, a editora Bloch, a rádio e o setor administrativo. Atuaram também na obra a arquiteta Maria Lúcia Kronenberg e o engenheiro Isaac Hazan.

Segundo o anúncio apresentando o novo projeto, publicado em 15 de março de 1986, a obra teria “fachadas em arcos de concreto aparente, vidros fumê e jardineiras suspensas. Em quatro pavimentos, os prédios vão reunir todos os espaços exigidos por suas atividades nos setores de televisão e edição de revistas, estúdios de TV, redações de jornalismo, departamentos comerciais e de administração, estúdio fotográfico, salas de maquilagem e guarda-roupa […] A partir desta nova sede, Bloch Editores, TV Manchete, Gráficos Bloch e Rádio Manchete se integram de forma mais presente e atuante na vida e no desenvolvimento de São Paulo”.

A escolha de Niemeyer para projetar o prédio se deveu à amizade que o arquiteto tinha com Adoplho Bloch, dono do Grupo Manchete. Tanto é que ele também projetou o prédio do grupo editorial no Rio de Janeiro.

Além de centralizar a operação do grupo em São Paulo, a construção do prédio visava conquistar a audiência público paulista, pois a TV Manchete tinha sua identidade muito ligada ao Rio de Janeiro, onde editava a revista Manchete desde o anos 1950. Além disso, na época São Paulo representava 65% da verba publicitária do país.

Anúncio da inauguração da nova sede publicado no Estadão em 25/1/1990

A TV Manchete começou a operar em junho de 1983 com a promessa de dividir a audiência com a TV Globo, líder em audiência. Nos seus planos para cativar a audiência paulista, o grupo Manchete previa produzir 25% do seu conteúdo em São Paulo.

A inauguração do prédio foi com a entrega do Prêmio Manchete a 16 personalidades da cidade, como o empresário Antonio Ermírio de Moraes e o cardiologista Adib Jatene, Pietro Maria Bardi e Ayrton Senna. A festa se encerrou com um jantar oferecido aos convidados no salão nobre localizado no 4º andar do prédio.

Prédio da TV Manchete na Casa Verde projetado por Oscar Niemeyer

Quem quiser ver como foi a festa de inauguração do prédio publicada na revista Manchete na edição 1973 de 1990, clique aqui (para melhor visualização, recomenda-se o uso de computador).

Se você tem mais histórias sobre o prédio ou sobre a TV Manchete, deixe seu comentário abaixo. Vamos ficar felizes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *