A Zona Norte de São Paulo é uma região privilegiada, mas não por isso que vocês estão imaginado. É privilegiada por ter duas obras do Oscar Niemeyer, o maior arquiteto brasileiro responsável pela arquitetura de Brasília, reconhecido mundialmente e que tem obras monumentais espalhadas em diversos continentes. Uma das obras na região é o Sambódromo do Anhembi, inaugurado em 1991.
A outra, inaugurada no ano anterior, fica escondidinha na Casa Verde, no começo da Ida Kolb, 551. Trata-se do edifício que abrigou a sede paulista da extinta TV Manchete. O prédio foi inaugurado em 24 de janeiro de 1990, véspera do aniversário de São Paulo. Os três blocos que formam o conjunto ocupam uma área de 11 mil m² e foram pensados para abrigar a filial paulista da TV Manchete, a editora Bloch, a rádio e o setor administrativo. Atuaram também na obra a arquiteta Maria Lúcia Kronenberg e o engenheiro Isaac Hazan.
Segundo o anúncio apresentando o novo projeto, publicado em 15 de março de 1986, a obra teria “fachadas em arcos de concreto aparente, vidros fumê e jardineiras suspensas. Em quatro pavimentos, os prédios vão reunir todos os espaços exigidos por suas atividades nos setores de televisão e edição de revistas, estúdios de TV, redações de jornalismo, departamentos comerciais e de administração, estúdio fotográfico, salas de maquilagem e guarda-roupa […] A partir desta nova sede, Bloch Editores, TV Manchete, Gráficos Bloch e Rádio Manchete se integram de forma mais presente e atuante na vida e no desenvolvimento de São Paulo”.
A escolha de Niemeyer para projetar o prédio se deveu à amizade que o arquiteto tinha com Adoplho Bloch, dono do Grupo Manchete. Tanto é que ele também projetou o prédio do grupo editorial no Rio de Janeiro.
Além de centralizar a operação do grupo em São Paulo, a construção do prédio visava conquistar a audiência público paulista, pois a TV Manchete tinha sua identidade muito ligada ao Rio de Janeiro, onde editava a revista Manchete desde o anos 1950. Além disso, na época São Paulo representava 65% da verba publicitária do país.
A TV Manchete começou a operar em junho de 1983 com a promessa de dividir a audiência com a TV Globo, líder em audiência. Nos seus planos para cativar a audiência paulista, o grupo Manchete previa produzir 25% do seu conteúdo em São Paulo.
A inauguração do prédio foi com a entrega do Prêmio Manchete a 16 personalidades da cidade, como o empresário Antonio Ermírio de Moraes e o cardiologista Adib Jatene, Pietro Maria Bardi e Ayrton Senna. A festa se encerrou com um jantar oferecido aos convidados no salão nobre localizado no 4º andar do prédio.
Quem quiser ver como foi a festa de inauguração do prédio publicada na revista Manchete na edição 1973 de 1990, clique aqui (para melhor visualização, recomenda-se o uso de computador).
Se você tem mais histórias sobre o prédio ou sobre a TV Manchete, deixe seu comentário abaixo. Vamos ficar felizes.